COMPARTILHE:
Despejo de resíduos sem tratamento em rio de Mumbai deixa cães azuis e fecha fábrica de corantes.

Despejo de resíduos sem tratamento

Uma fábrica de corantes em Mumbai, acusada de despejar resíduos sem tratamento no rio Kasadi, foi fechada após ativistas animais atentaram para cães com coloração azulada caminhando pelas ruas próximas a uma zona industrial, como consequência do despejo de resíduos sem tratamento.

Segundo o jornal indiano “Hindustan Times”, o rio Kasadi recebe tanto lixo industrial sem qualquer tipo de tratamento que seus níveis de poluição estão atualmente 13 vezes acima do limite considerado seguro para seres vivos, tendo assim níveis alarmantes de contaminação.

A região onde os cães vivem tem cerca de mil indústrias.

Ainda de acordo com o jornal, entre companhias farmacêuticas, de alimentos e engenharia. Mais de 75 mil pessoas trabalham no local.

De acordo com guias de controle de poluição, as águas de um rio que tenha mais de 3 miligramas por litro de demanda bioquímica de oxigênio (BOD, na sigla em inglês) são impróprias para consumo humano, e acima de 6 mg/L peixes já não sobrevivem. Um teste realizado pela Corporação Municipal Navi Mumbai constatou que a BOD do rio Kasadi chegou a 80 ml/L.

A Horizon Technology preparou uma nota de aplicação sobre este tema, sendo portanto um estudo técnico detalhado.

Simple Quality Control Qualification of FD&C Colors from Sport Drinks and Fruit Juice Beverages using Automated Solid Phase Extraction and a Portable Spectrometer” em que mostra como facilmente isolar os corantes FD&C Blue No. 1  e FD&C Yellow No. 5 usando a técnica de Extração em Fase Sólida e um espectrofotômetro portátil. Para acessá-la clique aqui.

Fontes:

https://www.ndtv.com/india-news/mumbai-factory-shut-for-dumping-dye-after-dogs-turn-blue-1740680
https://g1.globo.com/natureza/noticia/caes-ficam-azuis-apos-contato-com-residuos-quimicos-em-rio-na-india.ghtml

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao prosseguir aqui, entendemos que você está ciente e concorda com o uso de cookies, a política de segurança e proteção de dados, e os termos de uso e de privacidade da BIOVERA. Consulte a política de dados aqui.